Protocolo do Tratamento

A Leucemia Linfóide Aguda (LLA) é um câncer das células brancas (leucócitos) do sangue caracterizada pela produção maligna de linfócitos imaturos (linfoblastos) na medula óssea.

O tratamento é realizado por drogas quimioterápicas com o objetivo de eliminar as células malignas. Em alguns casos é necessário o transplante de medula óssea.

A primeira fase é chamada de indução e tem como objetivo destruir o maior número de células doentes (blastos) e com isso a medula óssea recupera sua produção de células normais. Essa fase tem duração de 6 meses e é composta por 8 seções de quimioterapia com intervalos de 21 dias a contar do primeiro dia de cada seção.
O esquema utilizado é o Hyper - CVAD. 
  •  1º fase "Indução" (duração de 6 meses)

Uma vez que a remissão completa foi alcançada é necessária a quimioterapia de consolidação e manutenção. O conceito de terapia de consolidação é a administração de um período de quimioterapia intensificada imediatamente após a indução, empregando outros agentes diferentes daqueles usados durante a indução, e escolhidos para minimizar o desenvolvimento de resistência dos “blastos” ao quimioterápico. A duração ideal do tratamento de manutenção não está bem definida. A maior parte dos centros continua o tratamento por um período de aproximadamente dois anos.
 Esquema POMP